sábado, 2 de março de 2013

O adeus de Carlão Reinchenbach & Jorge Timm

Em junho de 2012, faleceram na mesma semana dois ídolos e amigos. Quando escrevi o texto abaixo sobre o Carlão, Jorge Timm ainda estava vivo. Faleceu dois dias depois. Nada mais triste do que dizer adeus. São amigos que eu gostaria de ter encontrado muito mais vezes do que encontrei e que nunca mais vou conhecer igual. Fazer filmes fica mais triste. Decidi postar as duas dedicatórias no mesmo post, segue abaixo.



CARLÃO...

ADEUS amigo e mestre querido. Quem teve o prazer de encontrar você te amou pra sempre. Sentiu saudade pra sempre. Ver você na tela, nos livros, entrevistas ou em carne e osso era sempre garantia de um sorriso e orgulho de existir no mesmo mundo e época que você. Alegria de pensar na tua existência. Empolgação de sempre ver teu nome em todos os debates de cinema possíveis. Ouvi você teorizar e fala
r empolgado(e nunca esqueci palavra nenhuma) sobre Joe D Amato, amor ("é horrível se elas pedem "um tempo", né?"), Jess Franco, música brega alemã, anarquismo, "A Lenda dos Homens Lindos"(Quero levar você e o Leo Pyrata para o Rio Tietê; a gente inventa uns personagens misteriosos e nos divertimos...."), Lucio Fulci, lingua de boi, música, perguntando de Palmitos como se eu morasse lá, Jess Franco, Residents, Jodorowsky, Sascha Grey, Koji Wakamatsu, recitar trechos decorados do final de Mamilos em Chamas me enchendo de emoção e delírio, elogiar apaixonadamente o Jorge Timm e o Dinngo como se conhecesse os caras pessoalmente("tenho uns projetos pela frente que são muito sérios, mas preciso muito escolher uma cidade no interior do Rio Grande do Sul e juntar vocês todos em um filme maluco"), adorar andar a pé ("porque só se perdendo a pé se conhece uma cidade!!!"), comparando frames de cinema pornô obscuro com obras renascentistas, sendo das pessoas mais gentis, carinhosas e inteligentes que tive o prazer de conversar, me apontando isopor na calçada de Goiânia, valsas clássicas, vi "Ninguém deve Morrer" no cinema com você ao meu lado rolando de rir e reconhecendo todas as músicas, lembrando Tony Vieira, sistema ferroviário de SP, Agripino de Paula, recomendando livros da minha banquinha, recomendando links de download pra todo mundo, listando musas, GG Allin, Ivan Cardoso, Viagem ao Céu da Boca, Papacu, falando de tudo isso ao mesmo tempo e aos gritos de alegria e amor e com uma empolgação que nunca mais vai existir, com olhos livres que pessoalmente não verei mais. Ficou um vazio que vai além da tristeza. Falar de cinema ficou menos divertido.
gurcius gewdner, 15/06/12

Timm & Ivan Cardoso


ADEUS JORGE TIMM!!!



Pra um fanático e colaborador sempre constante da Canibal Filmes, ouvir sua estrondosa gargalhada era uma emoção equivalente de uma criança de 4 anos que ouve e vê o trenó do papai noel cruzando os ares, dando gargalhadas com pilhas e pilhas de isopor voando em seu rastro!

Se vai o imã visual mais amado do cinema underground brasileiro, o maior (de tamanho, de talento, de coração) ator e fanfarrão do VHS desbotado, do digital fora de foco! Ator de fetiche e sonho de consumo fílmico de alguns dos maiores diretores brasileiros (Ivan Cardoso & Carlão reichenbach) e eternizado em alguns dos momentos mais divertidos do cinema, por seu primo e camarada Petter Baiestorf!

Dividi alguns filmes e cervejas com esse verdadeiro GIGANTE DA AMÉRICA e é das coisas mais legais que já fiz na minha vida!!! Só resta agradecer pelos momentos de completa diversão ao lado de você, pela honra de te ver tocando gaita no ILEGAIS(Os Legais Cover), de ver você dando gargalhadas, preparando carne e sendo a visão mais foda do cinema independente!!!

Tocamos dois minutos de barulhentos "lá lá lá" seguidos de DEIXA EU METER NAS TUAS PEIDAS" no show d'Os Legais na segunda feira, dedicados a vc e o Carlão, e só lamento não ter feito isso antes, pra ter ouvido de você sua sonora gargalhada seguida de um risonho "Nas minhas peidas não, rapaizinho, hahaahah. Vamos beber uma cervejinha".

Gurcius Gewdner, 21/06/2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário