sexta-feira, 19 de julho de 2013

AUTOROCK 2013 - 43 filmes com curadoria de Gurcius Gewdner

Veja a programação completa do festival, com todas as bandas e acontecimentos maravilhosos, nada menos que mais de 35 bandas, 2 exposições e os 43 filmes que você verá abaixo, aqui: https://www.facebook.com/festivalautorock 


Gurcius Gewdner anuncia os filmes escolhidos para o Autorock 2013.
Há exatamente dez anos atrás, organizei um festival de cinema (e música). O festival era carinhosamente batizado de Dez Anos Sem GGAllin, e a proposta, além de homenagear este digníssimo músico e sociólogo, era discutir cinema transgressor. Pra isso, reuni alguns de meus filmes e realizadores favoritos e iniciei uma jornada de meses que resultou em diversas pequenas revoluções em minha vida. 


Uma delas foi ter aprendido a montar filmes. Como organizar um festival dá um trabalho danado, resolvi que devia exibir um filme meu junto, um filme novo. Já fazia filmagens a alguns anos, mas não sabia editar. Juntei uns cacarecos de desenhos e de filmagem e fiz Nosferatum(2003). Aprendi a montar na marra e tendenciosamente encaixei antes do filme principal do festival:  Hated: GG Allin and The Murder Junkies.  Com a sessão lotada , muitos aplausos, elogios e xingamentos,  nunca mais parei de filmar e montar filmes!


Foi minha primeira experiência com festivais de cinema, uma descoberta completa, de uma vez só eu estreava como público, produtor, curador, exibidor, mediador de debates, palestrante e como diretor estreando filme na exibição.  Até legendas em inglês aprendi a fazer. Entre os frutos maravilhosos dessa confusão toda, está um sublime manifesto anti televisão colocado na prática, que leva o mesmo nome do finado festival, que você vai poder ver na tela grande pela primeira vez aqui no Autorock 2013.

Os anos se passaram, e já faziam uns dois anos que andava com uma pulga atrás da orelha pensando: “Será que farei um 20 anos sem GG Allin?” Acabei decidindo que não faria, mas ainda movido por forças inexplicáveis, fiz algumas tentativas mais ambiciosas e megalomaníacas que acabaram não rendendo mais do que inacreditáveis  e maravilhosos 25 minutos de conversa com Jesus Franco por telefone. Bênçãos recebidas, percebi que tinha mais o que fazer, e  deixei esse papo de festival pra lá e fui seguindo com minhas atividades. Foi aí que apareceu a sessão de cinema do Autorock 2013.

Não foi por causa do “Dez Anos Sem GG Allin” que fui convidado pra ser o curador. Foi uma coisa bem mais simples. Mas contei essa história toda pra vocês entenderem com mais clareza porque fiquei tão feliz com o convite. Precisava de um cartaz pra um de meus filmes novos, “Erivaldo, O Astronauta Místico”, um dramalhão psicodélico filmado em Marte e Austrália, e quem foi o primeiro artista genial que me veio a mente pra produção desta tão importante peça de divulgação???? O Daniel ET, é claro!! Feito o convite, ele disse: “Obvio que faço, mas você vai ter que fazer a seleção cinematográfica do meu festival, topa?” E aqui estou eu.
A instrução do ET foi simples: “escolha 5 filmes para serem exibidos no museu da imagem e do som aqui de campinas, faça uma mescla de coisas suas, coisas que vc gosta e suas influencias”. Minha resposta parcialmente desobediente e exagerada foram os QUARENTA E TRÊS filmes que você vai ter a chance de assistir em cinco dias de pura alegria. Na verdade são 65 filmes, já que um deles é uma coletânea de curtas, disfarçada de longa-metragem. Novamente fui tendencioso na seleção, dos 43 filmes, onze são dirigidos por mim, cinco filmes de outros diretores são montados por mim (dois deles longa metragens), três deles são musicados com musicas compostas por mim e apareço falando asneira ou atuando em mais quatro filmes.


Juventude jovem em "Let your fans be your distributor!" de Lloyd Kauffman.

Apesar dessa safadeza toda, em nenhum filme da seleção fugi da premissa “filmes que gosta e que te influenciam”, mesmo nos filmes que participo. Como esse é um conceito tão amplo e empolgante, muitos dos diretores que amo, que adoraria incluir longas, fiz apenas breves citações através de curta metragens, esse formato de cinema que tanto adoro:  Reichenbach, John Waters, Terayama, Richard Kern, Obayashi(diretor da obra prima “Hausu”), George Kuchar, John Landis,  Lloyd Kaufmann(que no caso do filme escolhido, mostra a passagem de nosso herói da Troma por terras brasileiras), Guy Maddin, Maya Deren, Terry Gilliam, Ivan Cardoso e Jan Svankmajer. Não consegui incluir nenhum italiano(Fulci, Joe D Amato, Monicceli, Fellini, Bruno Mattei),  mas a genialidade dos italianos deixei bem representada pelos divertidíssimos trailers falsos de Felipe Guerra.

Filmes São seus Amigos (2013)

A mostra ainda inclui uma parcela generosa de filmes 100% inéditos, seis películas que terão sua primeira exibição pública em qualquer lugar do mundo aqui no festival. Três deles são meus, sendo um deles longa metragem:


Almoço na Relva: Uma animação didático paisagista estrelada pela musa Giselle Ferran.

Filmes São Seus Amigos: Nada mais do que um desses manifestos  de cinema que vivemos esbravejando por aí, uma atualização político-erótica de “Exija Gurcius Gewdner(2004)”, clamando que façamos nossos filmes com os amigos e por amor, como é o lindo exemplo de DR, filme produzido pelos amigos Joel Caetano & Felipe Guerra, estrelado pela querida e talentosa Dona Oldina, que também é avó de um dos rapazes.



Koneko Monogatari II - As Novas Aventuras Sexuais de Chatran & Zimmer Rumo as Profundezas do Inferno e da Solidão do Matrimônio: não consigo imaginar nenhum imbecil na face da terra que faria isso aqui além de mim, o tipo de coisa que nunca vou conseguir explicar por que fiz, mas tive que fazer e aí está. Uma experiência altamente sensorial e diria que é meu primeiro filme de legítimo terror, fresquinho de minha musical sala de montagem, direto pra você.  Tanto este filme quanto “Private Life of a Cat”(que era um filme mudo) foram inteiramente musicados por mim (e demais camaradas de gravação), a fim de fazer brilhar as referencias culturais e amorosas das futuras gerações.

Filme Politico (2013)


Ainda tem mais 3 estréias mundiais:

Filme Político : Outro bonito e sincero manifesto que fizemos paralelo a Zombio 2 e que é exibido pela primeira vez no mundo.

O Coelho 2, de Elloi Mattar (2013)

O Coelho 2: Uma pervertida saga de vingança e nonsense, que inclui diálogos disparados em russo, uma grande diversão de participar. O filme ainda se liga perfeitamente, como lindo aperitivo de abertura,  ao meu polemico manifesto de amor e libertação, o longa Mamilos em Chamas, que Campinas vai ver pela primeira vez na vida em uma tela grande. Quando divulgaram meu nome como curador da mostra, alguém sugeriu “passem o trailer do Mamilos”, pois bem, quero ver quem é macho pra ter coragem de cruzar o longa INTEIRO e ainda logo em seguida respirar fundo e encarar a obra prima NINJAS, que é simplesmente o filme mais brutal e assustador já feito em nossas terras tropicais. Desafio você, a ver o filme duvidando do que digo e passar a semana seguinte tentando evitar pensar o tempo todo no que viu. A cada dia que passa esse filme se torna mais essencial.

As Fitas Proibidas de Dick Magoon (2013)


Outra estréia também é longa metragem, se trata de  "As incríveis, chocantes e maravilhosas fitas proibidas & secretas de Dick Magoon”, e desse filme a única coisa que posso dizer é que se você é fã de qualquer um dos envolvidos nessa seleção, cinema experimental, cinema brasileiro, diversão, mulher pelada,  e loucuras sem limite cinematográfico no geral, NÃO PERCA ESTE FILME POR NADA NO MUNDO. Garanto.

Chimarrão Zombies (2013)


Além dessas novidades todas, algumas das obras exibidas, acabaram de ser produzidas e mal foram lançadas, e começam a desbravar o mundo só agora, como é o caso de Desagradável, o nosso HATED brasileiro (e ainda por cima melhor), que conta a emocionante história do Gangrena Gasosa e “Zombio 2: Chimarrão Zombies”, a maior produção da lendária Canibal Filmes, com participação e colaboração de um grupo nunca antes visto de produtoras independentes de todas as partes do Brasil, e a realização de um sonho pra quem sempre quis ver como ficaria um filme dos Trapalhões com zumbis, muito gore, psicodelia e erotismo brutal misturados em ritmo festa dançante!!!

Da seleção dos Dez anos sem GG Allin, repeti 2 mini filmes, um do Kern, outro do Baiestorf (que coloquei de abertura “desagradável” para o filme do Gangrena)  e o longa United Trash, que simplesmente não consigo resistir, toda vez que sinto que preciso fazer um bem a humanidade, uma das minhas boas ações consiste em exibir este filme que é um patrimônio total da humanidade. Foi exibido no Rio de janeiro ano passado, sem minha presença, mas com minha recomendação e após breve pesquisa, boa parte da platéia declarou que gostaria de nunca conhecer a pessoa que selecionou o filme, mas insisto: este um tributo histérico e apaixonado a Russ Meyer, Udo Kier, anti-imperialismo, anti-religião, pró vida, pró festa, pró alegria e liberdade,  o maior filme punk do mundo! Sobreviva a orgia de Chatran e Zimmer e não perca UNITED TRASH por nada!!


Enfim, espero que se divirtam com esta singela seleção. Quem gosta de filmes retardados, talvez vai achar alguns filmes artísticos demais, quem gosta de filmes artísticos talvez ache alguns filmes  retardados demais. Quem gosta de filmes grotescos e violentos, talvez ache alguns filmes bonitinhos e meigos demais, quem gosta de filmes meigos e bonitinhos talvez ache alguns filmes violentos e grotescos demais. E é justamente esta mistureba toda de sensações que sempre me interessou mais e acima de tudo!!!

                                                                                                 Gurcius Gewdner, 18/07/2013

 Sessões sempre as 19 horas

Local – MIS - R. Regente Feijó, 859 Centro. Campinas

Gisele Ferran: A Musa.
Dia 12/08/2013 – Segunda Feira - 151 min de sessão

O M da minha Mão (Carlos Reichenbach, SP, 1979, 9 min)
Encarnaccion del Tinhoso (Petter Baiestorf, SC, 2009, 7 min)
Fuscão Preto – O Trailer (Fellipe Mattei, Usa, 2007,  2 min)
War (Gurcius Gewdner, SC/Uruguai, 2012,  6 min)
Cannibal Commando (Fellipe Mattei, Itália, 2 min)
Almoço na Relva (Gurcius Gewdner, SC, 2013, 7 min)
Eu Caí da Ponte: Jorge Timm & Os Ilegais (Petter Baiestorf, SC,  2012, 3 min)
Deus o Matador de Sementinhas (Petter Baiestorf, SC,  1997, 2 min)
Desagradável: Gangrena Gasosa (Fernando Rick & Marcelo Appezato, SP/RJ,  2013, 120 min)






Sandoval das Luzes: prefeito de Campinas.


Dia 13/08/2013 – Terça Feira - 159 min de sessão

Émotion (Nobuhiko Obayashi, Japão, 1966, 39 min)
DR (Felipe Guerra/Joel Caetano, SP,  2011, 10 min)
Arrombada – O Trailer (Petter Baiestorf, SC, 2007, 5 min)
Four for One Yard (Inessa Kovalevskaya , Rússia,  1967, 10 min)
O COELHO 2 (Elloi Mattar, RJ, 2013, 10 MIN)
MAMILOS EM CHAMAS (Gurcius Gewdner, SC, 2008,  60 MIN)
Ninjas (Dennison Ramalho, SP, 2011,  25 min)

Ninjas de Dennison Ramalho (2011)


Dia 14/08/2013 – Quarta Feira - 153 min de sessão


The Spot (1963)


Meat Love (Jan Svankmajer, 1 min)
X is Y (Richard Kern, Usa, 1991, 2 min)
Koneko Monogatari II - As Novas Aventuras Sexuais de Chatran & Zimmer Rumo as Profundezas do Inferno e da Solidão do Matrimônio ( Masanori Hata/ Gurcius Gewdner, Japão/Brazil, 1986/2013,  90 MIN)

United Trash (Christoph Schlingensief, Alemanha, 1995, 60 min)

Dia 15/08/2013 – Quinta Feira - 160 min de sessão


As Fitas Proibidas de Dick Magoon (2013)


Hardcore Dandies (2012)
The Mongreloid (George Kuchar,Usa,  9 min)
No Smoking (John Waters, Usa, 1972, 1 min)
Private Life of a Cat (Alexander Hammid, Musicado por Os Legais & Willie Kampff,  Usa, 1944, 22 min)
EU SOU UM PEQUENO PANDA (Gurcius Gewdner, SC, 2008,  8 min)
Amor & Tara (Ivan Cardoso, RJ,  1971, 4 min)
Cannibal Lovecaust (Felipe Mattei, Itália, 1980, 3 min)
The Spot (Terry Gilliam, Inglaterra, 1963, 2 min)
Filme Politico (Petter Baiestorf, SC, 1 min)
Freddy Breck Ballet (Gurcius Gewdner, SC,  11 min)
O Cinema é uma Arte Estranha (Christian Caselli, RJ, 2012, 6 min)
Heart of the world (Guy Maddin, Canadá,  6 min)
How to Irritate Hardcore Dandies (Gurcius Gewdner, SC,  2012, 15 min)
Video Pirates (Robert K Weiss, Usa, 1987)
The Son of the Invisible Man ( Carl Gottlieb, Usa, 1987, 5 min)
As incríveis, chocantes e maravilhosas fitas proibidas & secretas de Dick Magoon (Dick Magoon, RJ, 2013, 57 Min)
Dez Anos sem GG Allin (Gurcius Gewdner, SC, 2010, 8 min)

DIA 16/08/2013 – Sexta Feira - 150 min de sessão


Zombio 2: Chimarrão Zombies (2013)


Zoo (Bert Haanstra, Holanda, 1962, 11 min)
The Cage (Shuji Terayama,Japão, 1964, 11 min)
Dia de Ano (Gurcius Gewdner, SC, 2005, 25 min)
Let Your Fans Be Your Distributor! (Lloyd Kaufmann, Usa, 2012, 12 min)
Filmes são seus Amigos (Gurcius Gewdner, RJ,  2013, 2 min)
Erivaldo, O Astronauta Místico (Gurcius Gewdner , Marte/Australia/SC,  2013, 6 Min)
Zombio 2  - Chimarrão Zombies (Petter Baiestorf, Brasil, 2013,  83 Min)

Este Astronauta não anda passando muito bem em "Erivaldo, O Astronauta Místico" (2013)

Um comentário:

  1. DUCARALHO , Gurcius 1 Curadoria de macho é isso , cara . Como já fiz pro MIS Campinas nos idos de 2005-2006 ... daqui a pouco no MIS ! See ya ,man =)

    ResponderExcluir